A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), Camile Sachetti, e o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (DEVIT/MS), Julio Croda, se reuniram com atores estratégicos para articulação de uma grande ação de fomento à pesquisa na área de doenças negligenciadas.

O encontro ocorreu em maio e contou também com o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcelo Morales, além de representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O Decit, tradicionalmente, destina um aporte importante de recursos para a produção de pesquisas nessa área e vamos continuar investindo esse ano. A ideia é unir esforços e fazer uma grande ação articulada com o objetivo de eliminar algumas dessas doenças”, disse Camile Sachetti.

As doenças negligenciadas são um grupo de patologias tropicais causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa renda.