O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) realizou no dia 11 de junho, em Brasília, o Seminário de Avaliação Final dos projetos de pesquisa contemplados na chamada Nº 21/2014 – Saúde da População Negra no Brasil.

“A chamada buscou apoiar projetos visando à produção de conhecimentos para o aperfeiçoamento e a efetiva implementação de ações de promoção da saúde da população negra no Brasil, excelência dos serviços de atenção básica, de média e alta complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a Coordenadora Geral de Fomento à Pesquisa em Saúde do Decit, Samantha Lemos.

Ao todo, foram selecionados oito projetos de pesquisa em cinco linhas temáticas. Seis desses trabalhos foram apresentados durante o seminário, que reuniu os coordenadores dos projetos, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde ligadas ao tema e pesquisadores especialistas da área para discutir os resultados apresentados, bem como a sua aplicabilidade dentro do contexto do SUS. O valor global investido foi de R$ 2 milhões, oriundos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).

Os temas dos projetos englobaram desde a análise do perfil epidemiológico e molecular das hepatites virais na população negra e a predisposição ao carcinoma hepatocelular à avaliação da atenção à saúde e a intersecção do racismo sobre as práticas de cuidado em estados do Nordeste e Sudeste brasileiro.

O evento foi realizado em parceria com o Departamento de Apoio a Gestão Participativa e ao Controle Social, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CNPq/MCTIC).