O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) promoveu, em junho, o Diálogo para Levantamento de Problemas em Saúde Mental. O evento foi realizado na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, e reuniu gestores de diversas áreas da saúde mental do Ministério da Saúde, incluindo a saúde indígena, do trabalhador, de vulneráveis, assistência farmacêutica, entre outros. O objetivo do encontro foi elencar problemas específicos para aplicar posterior método de priorização.

O evento foi motivado pelo projeto de pesquisa sobre saúde mental do Hospital Moinhos de Vento, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), para os anos de 2020 a 2022. O trabalho de priorização dos problemas antes do início de um projeto de isenção fiscal é uma ação pioneira no Ministério, que trará eficiência do gasto público e melhoria do bem-estar social da população assistida.

A discussão trouxe oportunidades de reflexão, identificação de problemas análogos e ajudou os tomadores de decisão a desenvolver um entendimento comum sobre os temas diversos. O Hospital Moinhos de Vento aplicará os tópicos elencados ao método de análise multicritério para ordenar as prioridades, atribuindo o peso de cada uma. Posteriormente, será feito uma consulta pública com a lista elaborada. 

O Decit/SCTIE/MS atuará na elaboração de uma Síntese do Diálogo de Políticas e buscará lacunas e existência de evidências nos temas prioritários de pesquisa identificados. Também levantará possibilidades de fomentar as outras linhas de pesquisa que não serão contempladas no projeto do Hospital Moinhos de Vento.