O Decit/SCTIE/MS marcou presença na 11th Session of the Intergovernmental Bioethics Committee (IGBC). O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris. IGBC é um órgão criado em 1998, com base no artigo 11 do Estatuto do Comitê Internacional de Bioética da Unesco (IBC), e conta, atualmente, com 36 Estados-Membros, que se reúnem a cada dois anos para examinar as recomendações do IBC e formular opiniões/propostas a respeito.

Na ocasião, foram discutidos temas como: Princípio da Responsabilidade Individual relacionada à Saúde e tecnologias de reprodução assistida (ART); Recomendações para os pesquisadores e governos sobre inteligência artificial; Importância da formação de profissionais de diversas áreas sobre bioética para que possam tomar as melhores decisões em prol da comunidade e da ciência.

Mediante solicitação da UNESCO, o Brasil contribuiu com sugestão de temas de trabalho para o Comitê Internacional de Bioética (IBC) e para a Comissão Mundial sobre Ética do Conhecimento Científico e Tecnologia (COMEST) nos próximos quatro anos (2020-2023). As sugestões dos estados membros e observadores foram compiladas e também objeto de discussão na 11ª sessão.

Filadélfia – Representantes do Decit/SCTIE/MS também estiveram presentes na BIO International Convention 2019 realizada, de 3 a 6 de junho, na Filadélfia/EUA. O evento proporcionou o acesso a apresentações de líderes globais de biotecnologia e farmacêuticos de várias partes do mundo, além de explanações de importantes nomes da indústria com sessões educacionais e oportunidades de cooperação. Mais de 16 mil participantes de todo o mundo se reuniram para discussões, parcerias, colaborações e networks internacionais. Participaram representantes de universidades, centros de informação e instituições de pesquisa que promoveram um ambiente colaborativo.