Aconteceu, no dia 13 de junho de 2019, o I Fórum Internacional de Gestão em Políticas de Saúde Informadas por Evidências, parceria entre o Ministério da Saúde e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Com a presença de gestores e pesquisadores em saúde, o evento teve como objetivo sensibilizar os participantes para o uso de evidências na gestão do SUS; em outras palavras, promover a aproximação entre o conhecimento científico produzido na academia e os diferentes problemas de saúde para os quais gestores locais precisam oferecer soluções. Identificar possibilidades de colaboração e discutir estratégias para o fortalecimento de políticas informadas por evidências no Brasil também estiveram na pauta.

Dentre os participantes, o Ministério da Saúde, a Fiocruz Brasília e o Instituto de Saúde de São Paulo mostraram um panorama de experiências nacionais de uso de conhecimento na gestão da saúde pública. O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE/MS), já coordenou redes e projetos na área de evidências para políticas, com destaque para a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil). Membros de Núcleos de Evidências da rede estiveram presentes no Fórum.

Os convidados John Lavis, da McMaster University, Evelina Chapman, da Universidade de Santiago do Chile, Ludovic Reveiz, da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS) e Ulysses Panisset, da Universidade Federal de Minas Gerais, trouxeram experiências internacionais a respeito do tema. O evento contou ainda com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).